O Filhote em Desenvolvimento

Você sabia que os cães, como em qualquer espécie, como até mesmo o homem, passa por períodos críticos no decorrer da vida?

Por isso é de suma importância reconhecer esses períodos nos cães, pois podem passar despercebidos pelo seu tutor. Por falta de tempo ou mesmo de conhecimento sobre seu desenvolvimento alguns problemas podem refletir no seu comportamento futuro. Vale apena frisar que determinados ensinamentos e aprendizado do seu cão devem acontecer nesses períodos, pois, o mesmo se encontra mais suscetível aos momentos de experiência externas específicas.

Aqui vou comentar os 4 períodos mais críticos do desenvolvimento do filhote.

1)        Período Neonatal

Esse período compreende desde seu nascimento até o décimo quarto dia de vida, onde o filhote esta focado basicamente em mamar e dormir, o tato é uns dos sentidos que vem bem desenvolvido desde o nascimento, propiciando que o filhote localize os peitos da mãe mesmo sem abrir os olhos.

2)        Período Transicional

Ocorre do décimo quinto dia até o vigésimo primeiro dia de vida, começando com a abertura dos olhos e a transição entre o rastejo e a marcha e é nessa fase que o filhote começa a perceber a existências de seus irmãozinhos.

3)        O Período Social

Do vigésimo primeiro dia até por volta de doze semanas de vida, período de suma importância.

 

O mais importante na vida do seu cão”

Seu início é mais definido que o final, nessa fase é indispensável que o direcionamento social seja estabelecido e direcionado, a sua coordenação motora esta em grande desenvolvimento bem como formação de hábitos alimentares e higiênicos.

É neste momento da vida que o filhote deve ser exposto ao convívio com outros cães, seres humanos e até mesmo animais de outras espécies como, por exemplo, gatos e galinhas.

Se por acaso houver falhas neste período pode haver problemas sociais imensuráveis de inúmeras formas para toda sua vida.

O aprendizado estável inicia em torno das 8 semanas de vida, apresenta um pico de velocidade de desenvolvimento de reflexos condicionados em torno das 12 semanas.

Muito da coordenação motora poderá́ ser desenvolvida nessa fase porque ainda ocorre no Sistema Nervoso de maneira mais intensa e generalizada - Fenômeno da Neuroplasticidade.

São muitos os relatos comprovado por experimentos científicos que demostraram cães com distúrbios sociais e de comportamento decorrentes da não exposição social adequada durante essa fase.

Caso o filhote não tenha contato com seres humanos, poderá́ ser excessivamente arredio ou agressivo e da mesma forma se um filhote não tiver contato com outros cães poderá́ desenvolver comportamentos antissociais, em relação a outros cães, que não serão mais solucionados.

Podemos a firmar com tranquilidade que entre os 55 a 60 dias de idade, é o momento mais importante para o filhote iniciar um condicionamento motivacional promovendo um ensinamento de fundamentos, coordenação motora e posições.

Simultaneamente ocorre de maneira paralela processos sociais, cognitivos, motores de hábitos alimentares e de higiene.

Com todo esse processo acontecendo nessa faixa etária é de extrema importância que seu tutor esteja atento para a responsabilidade dos cuidados necessários durante esse período tão especial que acarretará para toda sua vida.

4)        Período Juvenil

Inicia-se ao fim do período social por volta de 12 semanas até sua maturidade sexual.

Nesta fase, o aumento de necessidade da exploração ambiental é maior, fazendo com que o interesse de contato
social diminua.

A fase de desenvolvimento social já foi fechada e para aqueles filhotes que foram adequadamente socializados na fase anterior será necessário apenas uma manutenção regular de contato social e a continuidade de outros aprendizados. Com essa nova fase o filhote perde substancialmente e gradativamente a velocidade de estabelecimento de novas conexões.

Nesse período iniciam-se ensinamentos mais específicos.

M. Assub / Canil Ecopastor Brasil

, 14/10/2018

Entre em contato

Ninhadas

Yanny   Nana

Yanny x Nana


  Conheça

Yanny x Nana

Previsão: 30/11/-0001
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0